Poliamor – É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?

“Somos todos poliamor”, disse uma amiga ainda solteira, mas ela não estava se referindo ao ato de ficar com muitas pessoas na balada, ela se referia a possibilidade de amar duas pessoas ao mesmo tempo, de estar em mais de um relacionamento ao mesmo tempo e com o consentimento de todas as partes.

Já faz algum tempo que sou curiosa sobre o assunto e de certa forma tenho me considerado adepta, não por amar mais de uma pessoa, mas por pensar na possibilidade de permitir que alguém que esteja comigo, também possa querer estar com outras pessoas.

Eu respeito todas as formas de amor, mas ainda não consegui aprender a amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Não é apenas o sexo com outra(s) pessoa(s) e sim a quebra da confiança que eu sinto, quando eu me relaciono com outra pessoa.

Mas e quando não atendemos a todas as necessidades da parceira? No meu ver, acontece a traição, mas para os poliamoristas não, eles criaram um novo termo chamado: “compersion” (algo como “comprazer” em português). Trata-se do contentamento que sentimos ao sabermos que uma pessoa querida é amada por mais alguém.

Eles acreditam que o amor deve ser incondicional, sem seguir proposições como “eu te amo somente se você não amar outra pessoa” ou “desista de todos os outros”, pois a relação monogâmica não dá garantias de que não irá se amar mais alguém ao longo da vida.

Não estou dizendo que o poliamor é a solução para a dor do mundo ou para a traição, mas acredito que funcione para alagumas pessoas e quem sabe, somente quem sabe, um dia para mim. Eu sei que, como na monogamia, o objetivo nem sempre é alcançado no poliamor, principalmente porque em se tratado de seres humanos, estamos sujeitos a imprevistos.

Lembra da amiga lá do começo do texto? Então, ela também compartilhou um documentário sobre o assunto, curtinho, mas vale a pena conferi.

Meninas! Agora, vamos pensar juntos? Depois de assistir o documentário eu gostaria da sua opinião, o que você acha do Poliamor? Você conseguiria amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo? Já pensou sobre isso alguma vez? Me conta, estou ansiosa para saber.

Se você gosta de temas polêmicos, eu gostaria de te recomendar um livro, “O Mito da Monogamia” lançado em 2007 pela editora Record. Boa leitura

“Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida”.

(Carlos Drummond de Andrade)

Aguardo o comentário de vocês!

Related Posts

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked.